Memorial, uma cozinha memorável

Na primeira linha de mar, perto do farol de Leça da Palmeira, fica o Memorial, um restaurante cuja missão é entregar a autenticidade da cozinha mediterrânea num espaço contemporâneo, com paredes decoradas com móveis antigos e vista para o mar.

O preço médio da carta é de cerca de 20€ por pessoa, excluindo as bebidas. No entanto, é aqui que entra o nosso amigo mágico, o The Fork. Na aplicação é possível obtermos desconto de 30% sobre os preços tabelados e ainda podemos utilizar Yums para abatermos ainda mais o preço final.

Na primeira vez que lá fui, fiquei rendido a um delicioso bife Angus Black. A carne deste bife é proveniente de uma raça com aptidão genética para produzir carnes com maior suculência e sabor, desfazendo-se completamente na boca sem qualquer esforço. Podemos escolher três acompanhamentos e aqui recomendo o arroz basmati, as batatas gratinadas e os cogumelos. A bebida de eleição foi um tinto Portal de 2014.

Numa segunda oportunidade, a nossa opção recaiu sobre um arroz de tamboril e gambas. Para além  de extremamente bem confeccionado e da explosão de sabor a mar, é servido numa dose bem generosa, sendo que cada um de nós conseguiu servir-se três vezes. Acompanhamos a refeição com um vinho branco recomendado pelo senhor que nos serviu, que infelizmente esta memória de peixinho já não se recorda do nome nem do ano da colheita.

Quanto a sobremesas, optámos por uma bolo de bolacha com doce de ovos e uma espécie de mousse de chocolate. Na segunda visita, experimentámos um bolo de nozes e mel, também com doce de ovos. Confesso que as sobremesas ainda não estão ao nível dos pratos principais mas qualquer das opções é sempre uma boa forma de terminar a refeição!

Este espaço tem vindo a conquistar um lugar especial no meu ranking dos restaurantes do Porto, por razões que vão desde o ambiente acolhedor, à localização privilegiada, aos pratos cuidadosamente elaborados e ao atendimento personalizado. Ótimo para um almoço de trabalho ou até mesmo para um jantar a dois.

Publicado por Nuno Lopes

Apaixonado pelo mundo e dromomaníaco assumido, o Nuno é o fundador do Instruções para Viajar. Considera que a melhor parte da viagem é a aventura, é perder-se em caminhos complicados, são as estratégias de última hora para contornar voos cancelados e a arte de conversar por meio de mímica ou sotaques improvisados. Adora o misticismo da cultura árabe, o ambiente dos países exóticos, a comida italiana e o sol da Grécia. Os seus destinos de sonho passam pela Índia, Indonésia e Ilhas Maurícias. Quando não está a planear a próxima viagem, é técnico de radiologia no grupo Trofa Saúde Hospital onde a paixão por fotografar o corpo humano se transpõe para as paisagens, monumentos e para as selfies nas suas aventuras pelo globo. - nuno@instrucoesparaviajar.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.