A magia da Figueira começa na sua localização estratégica entre a foz do Mondego e a Serra da Boa Viagem. Aqui podemos aproveitar uma escapadinha de fim-de-semana entre banhos de sol na extensa praia e caminhadas pela natureza, o que mais podemos pedir?
Mas tem mais. O centro da Figueira da Foz está repleto de casinhas pitorescas e coloridas, ao mesmo tempo que nos oferece um casino, bares e vários restaurantes onde deliciar o palato, dos petiscos de marisco aos grelhados brasileiros. A antiga muralha da cidade ainda marca a sua presença, serpenteando o casario ao longo da marginal, e também o Forte de Santa Catarina se mantém erguido, numa área completamente renovada perto da foz do Mondego.
O areal da Praia de Buarcos é de perder de vista! Convidando-nos para um passeio pela água, onde as ondas rebentam, pelos passadiços de madeira ou pela marginal que a acompanha. Para além disso, não faltam apoios de praia para beber uma bebida fresquinha ou praticar desportos aquáticos. Por falar em coisas fresquinhas, a visita à gelataria San Remo é obrigatória, onde os gelados para além de deliciosos são autênticas obras de arte, coroados com fruta e outras iguarias que nos fazem quebrar a dieta.
À medida que deixamos a cidade e começamos a subir a Serra da Boa Viagem, são inúmeros os locais onde podemos obter paisagens de cortar a respiração, desde o Miradouro do Cabo Mondego, de frente para o mar, ao Miradouro da Bandeira, no cimo da serra, que nos presenteia com vistas desafogadas sobre a área circundante, sobre a floresta e sobre o litoral.
O percurso de estradas da serra proporciona-nos momentos de condução relaxantes e também são muitos os espaços para piqueniques em família e trilhos pela natureza. Se estavas à procura do teu próximo destino de fim-de-semana, a meia-distância entre o Porto e Lisboa, a Figueira da Foz é um forte candidato.