Cartão Europeu de Seguro de Doença

O Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) é um importante documento que te permite obter assistência médica durante deslocações temporárias ao estrangeiro, usufruindo de todos os benefícios que um cidadão desse destino tem acesso e o reembolso pelo Estado Português caso tenhas que pagar alguma taxa a que estás isento ou que é comparticipada pelo teu país.

  • Onde posso pedir o CESD?

O cartão pode ser requisitado online, através do portal da Segurança Social ou em alternativa, presencialmente numa loja do cidadão/serviços de atendimento da Segurança Social.

No caso de preferires o método online, basta seguires estes passos:

  1. Acede ao portal da Segurança Social Direta clicando aqui;
  2. Entra com os teus dados de login (no caso de ainda não estares registado/a, terás de fazê-lo e aguardar que a palavra-passe chegue pelo correio);

  3. Clica no separador DoençaObter Cartão Europeu de Seguro de Doença > Iniciar Pedido;

  4. Verifica os teus dados e conclui o processo.

O documento chegará pelo correio nas semanas seguintes.

  • Em que países posso utilizá-lo?

O CESD pode ser utilizado em qualquer dos 28 países membros da União Europeia e ainda Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.

  • Quanto custa?

Este documento é gratuito e livre de encargos para o titular.

  • Qual é a validade?

O CESD tem a validade de 3 anos a partir da data de emissão com a possibilidade de renovação gratuita findo esse período, através do mesmo processo do requerimento.

Nota: Vale lembrar que este documento não poderá ser utilizado nos casos em que o titular se desloca a um país com o objectivo de receber assistência médica.

Publicado por Nuno Lopes

Apaixonado pelo mundo e dromomaníaco assumido, o Nuno é o fundador do Instruções para Viajar. Considera que a melhor parte da viagem é a aventura, é perder-se em caminhos complicados, são as estratégias de última hora para contornar voos cancelados e a arte de conversar por meio de mímica ou sotaques improvisados. Adora o misticismo da cultura árabe, o ambiente dos países exóticos, a comida italiana e o sol da Grécia. Os seus destinos de sonho passam pela Índia, Indonésia e Ilhas Maurícias. Quando não está a planear a próxima viagem, é técnico de radiologia no grupo Trofa Saúde Hospital onde a paixão por fotografar o corpo humano se transpõe para as paisagens, monumentos e para as selfies nas suas aventuras pelo globo. - nuno@instrucoesparaviajar.com

2 opiniões sobre “Cartão Europeu de Seguro de Doença

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.