Transportes em Budapeste

A capital húngara possui um sofisticado e diverso sistema de transportes, desde o clássico metro aos característicos trolleys e ferry boats.

  • Do aeroporto

A melhor forma de se chegar ao centro da cidade é apanhando o autocarro 100E, que nos leva diretamente até Deák tér ou Kelvin tér. O trajeto requer um bilhete especial que tem um custo de 900 HUF (florins, a moeda local), o que equivale a cerca de 3 EUR, e funciona diariamente das 5h00 às 23h30.

Alternativamente, existe também o autocarro 200E cujo trajeto até ao centro requer transbordo na estação de metro de Kőbánya-Kispest ou no terminal de Pest Sul para o autocarro 950. Esta opção tem as suas vantagens uma vez que também opera no período nocturno e pertence à rede de transporte público da cidade, sendo que um passe de transporte para vários dias pode aqui ser utilizado.

Os bilhetes podem ser adquiridos nos quiosques de informação da BKK e máquinas de venda automática.

  • Pela cidade

Existem várias modalidades que se podem utilizar na rede de transportes públicos, bastante versáteis e ajustáveis às necessidades de cada um. Desde o bilhete de utilização única, que tem um custo de 350 HUF (pouco mais de 1 EUR), aos blocos de 10 bilhetes por 3000 HUF, terminando nos passes de 1, 3 e 7 dias, com custos que variam entre os 1650 HUF e os 4150 HUF.

Dependendo do número de dias que se pretende permanecer em Budapeste e na frequência de utilização de transportes, muito provavelmente a melhor opção será a dos passes para vários dias. A parte incrível deste sistema é que permite também a utilização do serviço de ferry boats público, nomeadamente o D11 e D12, que proporcionam fabulosas vistas do Danúbio para ambas as margens, desfilando por debaixo das pontes, com direito a bar a bordo, mesas e janelas panorâmicas incluídas!

Podem ser encontradas mais informações acerca dos transportes na cidade e preçário atualizado, no site da BKK.

Publicado por Nuno Lopes

Apaixonado pelo mundo e dromomaníaco assumido, o Nuno é o fundador do Instruções para Viajar. Considera que a melhor parte da viagem é a aventura, é perder-se em caminhos complicados, são as estratégias de última hora para contornar voos cancelados e a arte de conversar por meio de mímica ou sotaques improvisados. Adora o misticismo da cultura árabe, o ambiente dos países exóticos, a comida italiana e o sol da Grécia. Os seus destinos de sonho passam pela Índia, Indonésia e Ilhas Maurícias. Quando não está a planear a próxima viagem, é técnico de radiologia no grupo Trofa Saúde Hospital onde a paixão por fotografar o corpo humano se transpõe para as paisagens, monumentos e para as selfies nas suas aventuras pelo globo. - nuno@instrucoesparaviajar.com

One thought on “Transportes em Budapeste

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.