A capital húngara possui um sofisticado e diverso sistema de transportes, desde o clássico metro aos característicos trolleys e ferry boats.
- Do aeroporto
A melhor forma de se chegar ao centro da cidade é apanhando o autocarro 100E, que nos leva diretamente até Deák tér ou Kelvin tér. O trajeto requer um bilhete especial que tem um custo de 900 HUF (florins, a moeda local), o que equivale a cerca de 3 EUR, e funciona diariamente das 5h00 às 23h30.
Alternativamente, existe também o autocarro 200E cujo trajeto até ao centro requer transbordo na estação de metro de Kőbánya-Kispest ou no terminal de Pest Sul para o autocarro 950. Esta opção tem as suas vantagens uma vez que também opera no período nocturno e pertence à rede de transporte público da cidade, sendo que um passe de transporte para vários dias pode aqui ser utilizado.
Os bilhetes podem ser adquiridos nos quiosques de informação da BKK e máquinas de venda automática.
- Pela cidade
Existem várias modalidades que se podem utilizar na rede de transportes públicos, bastante versáteis e ajustáveis às necessidades de cada um. Desde o bilhete de utilização única, que tem um custo de 350 HUF (pouco mais de 1 EUR), aos blocos de 10 bilhetes por 3000 HUF, terminando nos passes de 1, 3 e 7 dias, com custos que variam entre os 1650 HUF e os 4150 HUF.
Dependendo do número de dias que se pretende permanecer em Budapeste e na frequência de utilização de transportes, muito provavelmente a melhor opção será a dos passes para vários dias. A parte incrível deste sistema é que permite também a utilização do serviço de ferry boats público, nomeadamente o D11 e D12, que proporcionam fabulosas vistas do Danúbio para ambas as margens, desfilando por debaixo das pontes, com direito a bar a bordo, mesas e janelas panorâmicas incluídas!
Podem ser encontradas mais informações acerca dos transportes na cidade e preçário atualizado, no site da BKK.
One thought on “Transportes em Budapeste”